Para aumentar a eficiência e garantir a segurança operacional e patrimonial nos sistemas de abastecimento de água e esgoto da cidade, a Águas de Barra do Garças inaugurou nesta terça-feira (12.05), um Centro de Controle Operacional. O novo CCO possui tecnologia de ponta e possibilita o monitoramento, à distância e em tempo real, das captações do Rio Garças, da Mina Monjolo, dos reservatórios, das estações de tratamento de água e de esgoto, além de estações elevatórias.

O investimento, de mais de R$ 400 mil, traz maior controle dos processos e consequentemente garante mais qualidade na prestação dos serviços prestados à população barra-garcense. “Através do CCO poderemos, por exemplo, ligar e desligar bombas, acompanhar o nível dos reservatórios e da pressão da água, corrigir anomalias antes que elas virem problemas e cheguem aos usuários” – afirma Ágatha Mattos, gestora responsável pela operação da concessionária.

O CCO possui painéis de automação conectados a um Controlador Lógico Programado (CLP) e por meio de telemetria – sistema de transmissão de dados – capta informações de antenas de comunicação via rádio, fixadas em todos os sistemas. Junto ao sinal da telemetria, também são enviadas imagens de câmeras igualmente instaladas nas unidades a serem monitoradas. Todas as informações são enviadas para o CCO, que permite acompanhamento das telas em 3D.

De acordo com o diretor-presidente da concessionária, Anselmo Leal, o que existe de mais moderno em sistema de água e esgoto está sendo instalado em Barra do Garças, para garantir ainda mais qualidade e regularidade ao abastecimento. “A concessionária está em Barra do Garças para fazer a diferença. Este sistema trará um monitoramento em tempo real de diversos parâmetros como pressão, vazão da água e níveis dos reservatórios. É uma tecnologia que permite que tenhamos uma ação rápida e efetiva no caso de eventuais ocorrências nos sistemas”, conta Leal.

Para o prefeito municipal, Roberto Ângelo Farias, o CCO é um avanço em tecnologia, um sistema moderno e seguro que trará mais eficiência ao abastecimento e tranquilidade aos cidadãos. “Bairros mais distantes como Novo Horizonte, Palmares e Nova Barra terão o abastecimento monitorado em tempo real. A empresa vem investindo em tecnologia para que o serviço cresça com segurança. Além do CCO, estão sendo realizados investimentos de mais de R$ 30 milhões em esgotamento sanitário para atingir, até final do ano, 70% do esgoto coletado e tratado”, comemorou Farias.

O evento, que aconteceu na sede da concessionária, contou com a presença de diretores da Nascentes do Xingu, vereadores, secretários municipais, autoridades locais e a imprensa.

Sobre a Águas de Barra do Garças  – A empresa é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Barra do Garças e trabalha no município desde junho de 2013. A concessionária é administrada pela Nascentes do Xingu, empresa que administra outras 25 concessões de água e esgoto nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia. Para mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Águas de Barra do Garças, acesse www.aguasdebarradogarças.com.br

 

Share Button