Água
Um sistema eficiente de abastecimento de água deve fornecer e garantir à população água de boa qualidade e sem impurezas prejudiciais à saúde. O sistema de abastecimento da Águas de Barra do Garças é constituído por unidades de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição. Para abastecer a cidade, a Águas de Barra do Garças trabalha com a captação superficial de água, proveniente do Aquífero dos rios Garças e Araguaia, além da Mina do Monjolo.
Dentro do sistema de abastecimento, a adução é a operação que conduz a água do ponto de sua captação até a estação de tratamento e aos reservatórios. Desta forma, a adutora é uma canalização destinada a conduzir água bruta e/ou água tratada entre as unidades de um sistema de abastecimento.
Extensão de rede: 351.987 m
Nº de ligações: 22.897
População atendida: 52.090
Saiba como funciona cada etapa do tratamento:
1ª Etapa- Coagulação
Nessa primeira etapa, são adicionados à água o policloreto de alumínio e a cal. Esses elementos vão propiciar a formação de flocos, na etapa seguinte, que é a da floculação.
2ª Etapa- Floculação
Após a mistura rápida da etapa anterior há uma diminuição na velocidade de agitação da água através das pás giratórias dos tanques. A floculação é a principal etapa do tratamento de água e tem a finalidade de transformar as impurezas que se encontram em suspensão fina ou em solução (como bactérias, protozoários e plânctons) em partículas maiores (flocos).
3ª Etapa- Decantação
Os decantadores são tanques onde se procura evitar ao máximo a turbulência. A decantação é um processo dinâmico de separação de partículas sólidas suspensas na água, os flocos formados na etapa anterior tenderão a ir para o fundo do decantador.
4ª Etapa- Filtração
O objetivo da filtração é separar as partículas e os microorganismos que não foram retidos nos processos de coagulação e decantação. A remoção das partículas em suspensão na água ocorre devido à aderência aos grãos de areia, sob influência de forças moleculares de adesão. Os filtros são constituídos de pedra, areia e carvão e a cada 40 horas são lavados para evitar o acúmulo de partículas, que dificultam o processo de filtragem.
5ª Etapa – Cloração
É a adição de cloro na água e visa dar segurança ao produto para remoção completa de bactérias que ainda possam existir.
6ª Etapa – Fluoretação
Colocação de flúor na água, tendo como objetivo prevenir a cárie dentária infantil, utilizando-se o flúor.
7ª Etapa – Correção da acidez
A acidez deve ser corrigida e isso é feito por meio da adição de cal hidratada na água.
Após o tratamento a água segue para a reservação. Nesta etapa os reservatórios têm com principal função operar como reguladores da distribuição da água. A Águas de Barra do Garças tem atualmente sete reservatórios espalhados pela cidade, que somando a capacidade de reservação é de mais de 5,5 milhões de litros de água.