Combate à fraude

A fraude é toda infração causada propositadamente pelo usuário com o intuito de distorcer o real consumo de água. Também conhecida como “gato” ou “cabrito”, a fraude é irregular e ilegal.

As principais formas de fraude são: irregularidades no hidrômetro (rompimento dos lacres ou danos ao aparelho, como perfurações na cúpula), ligações clandestinas, direto na rede de abastecimento, desvios de água antes do hidrômetro (by–pass), violação de ligações cortadas, intervenções no cavalete, etc. Lançamento indevido na rede de esgoto também é considerado fraude.

Quem frauda compromete o abastecimento de toda a cidade e, dependendo do tipo de intervenção, pode contaminar a rede pública de água. As fraudes também contribuem significativamente para aumentar os índices de perdas no sistema de abastecimento de água. Além disso, não é justo que os bons clientes paguem pelo consumo real e os fraudadores, que geralmente consomem muito mais, não paguem pelo que gastam.

A Águas de Barra do Garças trabalha no combate à fraude nas ligações de água da cidade, monitorando o consumo mensal e fiscalizando os hidrômetros nas residências.

Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa, consumo retroativo aos meses em que utilizou a água de maneira indevida, além arcar com os custos de um novo hidrômetro. Além disso, se for flagrado pela polícia civil, responde por crime de furto (Art. 155 do Código Penal).

Se você está em dia, mas conhece alguém que possui gato, denuncie! A Águas de Barra do Garças garante sigilo. Você estará contribuindo para melhorar o abastecimento de água de toda a cidade.

Se você tem fraude, procure a Águas de Barra do Garças para regularizar sua situação. Quem faz a autodenúncia antes de ser flagrado pela empresa paga somente pela regularização da ligação, ficando livre de multas.

As denúncias podem ser feitas através do site da Águas de Barra do Garças, do serviço de tele atendimento ou na loja de atendimento da empresa.

Share Button